Secretaria de Agricultura debate aptidão produtiva com produtores da região do Distrito do Buriti

Segundo encontro ocorreu neste sábado no Distrito do Buriti

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (SEAMIC) realizou no sábado (21) a 2ª reunião para discutir a aptidão produtiva em localidades da zona rural do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). O encontro ocorreu na região do Distrito do Buriti na quadra poliesportiva Bento Adão da Silva. Cerca de 15 produtores participaram do bate-papo. Foram quase duas horas de diálogo visando colher informações para o desenvolvimento de políticas públicas de incentivo à produção.

O plantio de mandioca e a produção de leite foram duas das principais alternativas defendidas como viáveis pelos produtores. O secretário de agricultura, João Dias, reforçou que a prefeitura será parceria oferecendo consultoria técnica juntamente com os parceiros como Sebrae, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). “As parcerias são fundamentais neste processo”, ressaltou.

O objetivo com o diálogo é conhecer a aptidão produtiva de cada região, oferecer condições para produção e por fim garantir a comercialização dos produtos. A regularização da emissão do Selo de Inspeção Municipal (SIM) foi outro assunto debatido no encontro, outro passo importante para garantir aos produtores as ideais condições de produção. As inspeções foram intensificadas desde a contratação da médica veterinária Nayara Costa.

“Trabalhamos com seriedade e responsabilidade com o produtor. Estamos ouvindo os produtores de cada localidade. Esse será um diálogo permanente”, disse o secretário. Os participantes da reunião defenderam a cadeia do leite como a alternativa mais viável para a localidade por conta da estrutura da associação com grupo gerador, tanque resfriador e até sede. Porém, qualquer decisão será tomada em conjunto, visto que a proposta será levada para outros produtores da localidade. O primeiro passo será regularizar a associação, desativada atualmente.

Também participaram da reunião os vereadores Clodoaldo Fernandes, André Leal e Henrique Pyter.